quarta-feira, 22 de junho de 2011

Construtoras de Cuiabá investem em segurança para evitar roubo em obras.


Algumas construtoras de Cuiabá estão investindo em equipamentos de segurança e vigilância armada por conta do aumento nos casos de furtos nos canteiros das obras. Há 10 dias, o canteiro de obra de um hotel que está em construção na avenida Miguel Sutil, uma das avenidas mais movimentadas da capital, foi alvo de uma quadrilha.
Ladrões fortemente armados roubaram centenas de equipamentos no local. Durante a ação, os assaltantes levaram 148 televisores, 130 secadores, quatro frigobares, três caixas com ferramentas, duas caixas com controles de ar. A quadrilha utilizou um caminhão, uma moto e outro veículo para transportar os objetos roubados. Um veículo do próprio hotel também foi roubado, mas recuperado alguns dias depois.
O engenheiro Pedro Guimarães, de uma construtora que tem várias obras na cidade, explica que a empresa decidiu investir em segurança para evitar roubos e furtos. ''Fizemos a instalação de cerca elétrica, alarme e contratamos guarda noturno. Temos colocado tudo isso no canteiro de obras para prevenir esse tipo de ação'', disse Pedro.
Já em outra obra no bairro Despraiado, o engenheiro Leonardo de Arruda comenta que o local ainda não sofreu roubos, mas conhece bem os materiais cobiçados pelos ladrões. ''Suporte de acabamentos, fiação. Isso é fácil de ser transportado e tem mercado que é receptor para isso'', explica o engenheiro.
O proprietário de uma empresa de segurança no bairro Distrito Industrial, em Cuiabá, relata que possui mais de 20 clientes do setor. “As construtoras trabalham hoje com um material exatamente para o uso diário, não deixando um grande estoque de produtos. E aqueles que são mais suscetíveis a furto, a empresa deixa para colocar no final. Assim, a segurança armada se faz necessária. Elas têm procurado por esse serviço”, comenta o empresário Maurício Alves.
O empresário também acredita que, pelas características dos últimos dois assaltos em construções, eles foram bem planejados. “Aqueles que foram lá furtar sabiam do estoque naquele dia, naquela localização. Nos dois casos que acompanhamos, vimos que foi um roubo extremamente dirigido. Aquela mercadoria foi monitorada ou informada por alguém que aquele material estava lá”, observa Alves.
A polícia investiga a possibilidade de que a quadrilha que fez o assalto no hotel pode ser a mesma que invadiu uma obra no distrito de Aguaçu, a 10 quilômetros de Cuiabá. Nesse crime, os ladrões levaram 100 aparelhos de ar-condicionado e 50 computadores.

FONTE:  G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário