quinta-feira, 16 de junho de 2011

Agência do HSBC é assaltada em Cuiabá.

Mais uma agência sofreu tentativa de assalto na manhã de hoje (15). Desta vez foi a agência do HSBC da Avenida do CPA, que colocou em risco a vida de bancários e a família do gerente geral.
Esta é a sétima ação entre assaltos e tentativas neste ano. O SEEB-MT está acompanhando os bancários que ainda estão abalados com a situação, pediu a não abertura do banco, fez a solicitação de médicos e psicólogos que chegaram ao final da manhã e a emissão do Comunicado do Acidente de Trabalho (CAT). 

Desde o início da manhã, o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva, está na agência do HSBC para acompanhar a situação dos bancários que foram feitos reféns. O presidente esteve dentro do prédio após a ação e observa que os bancários estão nervosos e sem condições de exercer as atividades. “Todos estão nervosos e inseguros. Teve até uma bancária que foi encaminhada para o hospital. O clima foi muito tenso.
Estive em contato com o relações sindicais do HSBC, Gilmar Lepchak, e solicitei que mandassem profissionais para acompanhar os trabalhadores”. 
Os bandidos renderam o gerente da agência e sua família na noite de terça-feira (15) e levaram o bancário na manhã de hoje até o banco para realizar o assalto, enquanto a família ficou refém da quadrilha. De acordo com a diretora do Sindicato, Ana Lúcia Neves, que conversou com um dos bancários, o estado emocional dos trabalhadores está abalado e todos estão muito tensos com a situação.


InsegurançaEste é mais um exemplo da insegurança que bancários vivenciam diariamente no ambiente de trabalho e até em casa. O presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva, destaca que o Banco deve investir em segurança e não responsabilizar os bancários pelos valores guardados no banco. Outra reivindicação do Sindicato é a instalação de câmeras ao redor dos prédios onde tem banco para facilitar a ação da polícia e inibir os bandidos. “Muitas são as queixas de policiais quanto a má qualidade das gravações realizadas pelas câmeras dos bancos. O investimento em tecnologia da segurança deve ser realizado o quanto antes. Bancários não podem trabalhar correndo este riscos”.

O presidente observa que um exemplo da falta de investimento dos bancos é a instalação de biombos, que apesar de ser uma determinação legal, ainda nem uma agência se mobilizou para a instalação. Os biombos que são barreiras visuais para evitar que bandidos atuem no banco devem ser instalados até o dia 28 de junho.

“O Sindicato defende que a segurança deve ser prioridade dos bancos. Os bancários necessitam trabalhar em um ambiente seguro e não em um lugar que oferece riscos.
Defendemos a instalação dos biombos, de portas giratórias logo na entrada do banco, ou seja, mais segurança para todos. Vamos continuar acompanhando o caso e já solicitamos ao banco a emissão do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT). A secretaria de saúde do SEEB-MT também vai acompanhar os bancários para garantir que a saúde seja resguardada”, finaliza o presidente.

FONTE: ExpressoMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário