terça-feira, 10 de maio de 2011

Perito alerta que posição de câmeras ajuda na identificação de bandidos.

Com a onda de assaltos na região de Campinas, as câmeras de circuito de segurança são consideradas boas alternativas para ajudar a polícia na identificação dos bandidos e da ação das quadrilhas.Denise Maciel mora em condomínio fechado e mesmo assim recorreu às câmeras para ter mais segurança. "É para inibir um pouco a mais", disse ela. Bons equipamentos custam até R$ 800.Ricardo Molina é especialista na análise de imagens no trabalho de perícia. Ele diz que um único segundo de imagem é divido em várias partes. Assim, uma delas pode ajudar a perícia da polícia. Eles usam programas de tratamento para melhorar a qualidade do que é visto.
Veja dicas de posicionamento no vídeo nesta página

"Noventa por cento das imagens não ajudam, por causa da baixa qualidade da câmera e falta de iluminação", disse Molina. O delegado José Carlos Fernandes, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, confirma que muitos crimes são difíceis de serem esclarecidos por causa dá má qualidade das imagens. "Elas não conseguem o resultado esperado", disse o policial.


Casos
As imagens do circuito de segurança ajudaram a polícia a identificar a quadrilha, que roubava lojas de grife em Americana no mês passado.Há mais de 10 anos, a investigação de um protesto de perueiros que bloqueou as principais rodovias de acesso a campinas também teve a ajuda das imagens. Foi possível saber as placas de vários veículos e identificar os envolvidos.


Como usar as câmeras de circuito
Mas o perito Ricardo Molina revela o que muita gente que investe em câmeras não sabe como usar o recurso. Em muitos casos, as imagens não ajudam a identificar os criminosos.Um exemplo é o caso da família Meneghetti, em Piracicaba, onde os bandidos invadiram a casa, mataram a empregada e sequestraram o casal de empresários, que foram mortos e encontrados em um canavial. Molina diz que as câmeras de circuito da casa não estavam bem posicionadas. Apenas as imagens do banco, onde os bandidos sacaram dinheiro é que tinham registros dos suspeitos, mesmo assim, o trabalho de identificação foi difícil e lento porque o equipamento dificultava a identificação do rosto do criminoso.


Dica Especialista
Osvaldo Missio é especialista em segurança. Segundo ele, em uma casa, por exemplo, a câmera não pode ficar muito alta ou muito distante do local onde se quer cobrir com as imagens. Outra dica importante é que as imagens precisam ser gravadas em um arquivo eletrônico e que fique fora da casa ou indústria, porque os assaltantes costumam levar o arquivo para impedir identificação. A iluminação também é fundamental.

FONTE: EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário