terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Imagens de câmeras de shopping de SP vão ser analisadas pela polícia

Joalheria foi assaltada no Morumbi Shopping (Foto: Marcelo Mora/G1)
Joalheria foi assaltada no Morumbi Shopping (Foto: Marcelo Mora/G1)


O tenente-coronel da Polícia Militar Helson Camilli disse na tarde desta segunda-feira (7) que as imagens do circuito de segurança do Morumbi Shopping, na Zona Sul de São Paulo, vão ser analisadas na polícia para tentar identificar os assaltantes de uma joalheria, que fica no primeiro piso do centro de compras. Elas já foram requisitadas ao shopping.
Segundo a Polícia Militar, o assalto aconteceu às 13h55. A polícia confirma que joias foram levadas, mas um levantamento do prejuízo ainda é feito.
Os criminosos utilizaram uma marreta para quebrar as vitrines. A ferramenta foi abandonada no local.
Na saída do estabelecimento, os criminosos atiraram "para causar pânico", segundo Camilli. Mas, segundo a PM e a assessoria do Morumbi Shopping, não houve feridos. Ninguém foi feito refém.
Pelo menos seis criminosos participaram da ação, diz a polícia. Duas pessoas aguardaram do lado de fora da joalheria Dryzun e outras quatro entraram no local. Ao saírem da loja, dispararam ao menos três vezes, de acordo com Camilli. Dois tiros atingiram a fachada e a vitrine de uma loja de bijuterias e adereços femininos e o terceiro, a porta de entrada do centro de compras.
Os criminosos conseguiram fugir em dois veículos. Segundo Camili, eles trocaram de carros pelo caminho. O tenente-coronel diz que pelo menos um dos criminosos usava terno e que alguns portavam mochilas para esconder as armas. "A ação foi planejada e muito rápida. Durou cerca de cinco minutos."
Assaltos


Loja teve vidraça quebrada após tiros (Foto: Marcelo Mora/G1)
Loja teve vidraça quebrada após tiros (Foto:
Marcelo Mora/G1)
No ano passado, o aumento de assaltos a joalherias e bancos dentro de shoppings fez com que a segurança nos centros de compras em São Paulo fosse aumentada. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o setor na capital paulista investiu R$ 120 milhões para reforçar a segurança. 
Entre os crimes ocorridos estão um assalto à joalheria Montblanc do mesmo Morumbi Shopping. Três assaltantes armados roubaram cerca de R$ 15 mil em produtos como abotoaduras cravejadas de brilhantes, brincos e cargas de caneta. Um homem e uma mulher foram presos pela PM no momento em que saíam do centro de compras. O material foi apreendido e devolvido para o estabelecimento.
O Shopping Cidade Jardim, um dos mais luxuosos da capital, foi alvo de criminosos duas vezes em um mês. A primeira invasão ocorreu em 16 de maio, na joalheria Tiffany. Os ladrões agiram diante das câmeras, em pleno domingo à tarde, e estavam bem vestidos. Em 9 de junho, criminosos assaltaram a loja da Rolex no mesmo shopping, que fica na Zona Sul.
No dia 8 de agosto, uma joalheria no Santana Parque Shopping, na Zona Norte da capital, foi alvo de criminosos.
A joalheria S. Rolim, no Shopping Ibirapuera, na Zona Sul, foi roubada em 3 de julho. A ação foi filmada pelas câmeras de vigilância que ficam posicionadas em frente à loja. Uma semana depois, no dia 10, assaltantes roubaram outra joalheria. Desta vez, a invasão foi no Shopping Campo Limpo. Houve correria e, de acordo com funcionários do local, portas foram baixadas.
FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário