segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Segurança em casa: câmeras inibem invasores e depredação no condomínio

Câmeras de vigilância instaladas no condomínio podem ter, na verdade, duas funções, segundo os especialistas. Além de, claro, monitorar a possível entrada de pessoas estranhas no edifício, elas inibem os condôminos mais afoitos, evitando depredações.

Para a identificação de invasores, os locais mais indicados para a colocação das câmeras de um circuito fechado (interno) de televisão (CFTV) são os pontos de acesso como portas de entrada de pedestres e portões da garagem, além do corredor de chegada aos elevadores. É aconselhável monitorar dependências destinadas a crianças, e estacionamentos. Extremidades do terreno e pontos escuros também merecem a atenção das lentes, ressalta Ângela Christino del Pino, gerente do Gestão Total da Auxiliadora Predial, em Porto Alegre.

Já se a idéia é vigiar também possíveis danos ao condomínio, o que interessa a muitos síndicos, Ângela sugere que as câmeras sejam colocadas em áreas comuns e de passagem, como elevadores. Elas devem ser postas em locais mais altos, para evitar avarias e também para permitir visão panorâmica dos ambientes. Para preservar o equipamento, ela indica, ainda, o uso de grades ou redomas de vidro.

Visão "Big Brother"

As câmeras em um circuito fechado de TV podem ser de visão noturna, que usam raios infravermelhos para gerar imagem em ambientes com luz zero, como no Big Brother Brasil, da Globo; day & night, que precisam de pouca luz para fazer imagens à noite; speed dome, que podem girar em qualquer direção, entre outros.


FONTE: Pense Imóveis

Um comentário: