segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lei obriga câmeras em berçários

Uma lei em vigor desde o dia 14 de novembro pretende tra­zer mais se­gu­ran­ça pa­ra as mã­es que utilizam maternidades no Estado de Goiás. A lei nú­me­ro 17.130/10 obri­ga a ins­ta­la­ção de câ­me­ras de ví­deo em to­dos os ber­çá­rios e uni­da­des de te­ra­pia in­ten­si­va ne­o­na­tal em ma­ter­ni­da­des pú­bli­cas ou pri­va­das. As re­des pú­bli­ca e pri­va­da de Go­i­â­nia não con­tam com o sis­te­ma.

Na ma­ter­ni­da­de Nos­sa Se­nho­ra de Lour­dês, no Setor Vila Nova, já exis­te sis­te­ma de mo­ni­to­ra­men­to há cin­co anos nos cor­re­do­res e nas en­tra­das. De­vi­do ao equi­pa­men­to de se­gu­ran­ça, Ta­mi­res Ferreira, mãe pela segunda vez, afir­ma que se sen­te mais se­gu­ra no lo­cal. Ela re­la­ta que no par­to do pri­mei­ro fi­lho fi­cou com re­ceio de dor­mir e até mes­mo de ir ao ba­nhei­ro. “Des­sa vez es­tou mais tran­qui­la. Tan­to pe­la se­gu­ran­ça do hos­pi­tal, co­mo com o aten­di­men­to da­qui.”

Na mes­ma en­fer­ma­ria de Ta­mi­res, a do­na de ca­sa Ira­ce­ma Al­ves Pi­nhei­ro, 32, es­ta­va com o fi­lho que ain­da não tem no­me de­fi­ni­do. Ela con­ta que es­te é o seu quin­to fi­lho e que já não tem mais me­do de acon­te­cer al­gu­ma coi­sa com o be­bê, mas mes­mo as­sim se tran­qüi­li­za com o equi­pa­men­to. “Sa­ber que tem vi­gi­lân­cia nos acal­ma”, fa­la.

A lei 17.130/10 de­fi­ne que as câ­me­ras de­vem fun­cio­nar inin­ter­rup­ta­men­te e as ima­gens cap­ta­das de­ve­rão ser se­pa­ra­das por da­ta e man­ti­das em ar­qui­vo por um pra­zo de até 30 di­as. O in­fra­tor po­de ser ad­ver­ti­do em mul­ta no va­lor de até R$ 5 mil. E, em ca­so de rein­ci­dên­cia o va­lor se­rá du­pli­ca­do. A lei foi pu­bli­ca­da no Di­á­rio Ofi­ci­al no dia 14 de se­tem­bro des­se ano e te­ria que es­tar em vi­gor em ses­sen­ta di­as, que re­pre­sen­ta o dia 14 de no­vem­bro.

Pa­ra o au­tor da lei, o de­pu­ta­do es­ta­du­al Mar­lú­cio Pe­rei­ra (PTB), a me­di­da tra­rá gran­des be­ne­fí­ci­os à so­ci­e­da­de, ao pro­por­ci­o­nar mai­or tran­qui­li­da­de aos pa­ci­en­tes e fa­mi­lia­res. “Por meio da im­pren­sa, sa­be­mos de ca­sos de des­cui­do e ne­gli­gên­cia por par­te de en­ti­da­des que não têm o con­tro­le de en­tra­da e sa­í­da de seus pró­prios fun­cio­ná­rios, tra­zen­do con­se­quên­cias às fa­mí­lias ví­ti­mas des­se des­ca­so”, ex­pli­ca.

O pro­mo­tor e co­or­de­na­dor do Cen­tro de Apoio Ope­ra­ci­o­nal (CAO) da In­fân­cia e Ju­ven­tu­de, Eve­ral­do Se­bas­ti­ão de Sou­za con­cor­da que o equi­pa­men­to é um me­ca­nis­mo de evi­tar si­tu­a­ções já exis­ten­tes, co­mo tro­ca de be­bês e o rou­bo. “Os ca­sos que vem à to­na são pon­tu­ais pa­ra uma me­di­da tão ge­né­ri­ca”, afir­ma. Ele com­ple­men­ta que a lei exis­te de­vi­do a uma co­bran­ça por mai­or se­gu­ran­ça da so­ci­e­da­de pa­ra os de­pu­ta­dos.

O pro­mo­tor pon­tu­ou que ain­da fal­ta um de­cre­to do po­der pú­bli­co exe­cu­ti­vo pa­ra de­fi­nir qual ór­gão se­rá res­pon­sá­vel pe­la fis­ca­li­za­ção nas ma­ter­ni­da­des e pe­la co­bran­ça da mul­ta.

O di­re­tor ad­mi­nis­tra­ti­vo da Ma­ter­ni­da­de Nos­sa Se­nho­ra de Lour­des, Mar­co Au­ré­lio An­dra­de San­dre, ex­pli­ca que to­da a ma­ter­ni­da­de já é mo­ni­to­ra­da e o úni­co lu­gar que não ha­via câ­me­ras era no ber­çá­rio, com re­ceio de in­va­são de pri­va­ci­da­de. Ago­ra com a lei, o equi­pa­men­to se­rá ins­ta­la­do no re­cin­to. “O cus­to da no­va câ­mera se­rá mí­ni­mo de­vi­do a já exis­tên­cia do sis­te­ma”, fa­la.

Mar­co Au­ré­lio afir­ma que além do sis­te­ma de mo­ni­to­ra­men­to, a ma­ter­ni­da­de co­lo­ca pul­sei­ras nas cri­an­ças com o no­me das mã­es. “Es­ta­mos de­sen­vol­ven­do um mé­to­do que to­da mãe que sa­ir da uni­da­de se­rá fo­to­gra­fa­da com o be­bê. A ima­gem fi­ca­rá sal­va no ar­qui­vo do hos­pi­tal”, ex­pli­ca. Na Nos­sa Se­nho­ra de Lour­des o be­bê só sai da com­pa­nhia da mãe pa­ra o ba­nho ou quan­do ne­ces­si­ta de cui­da­dos es­pe­ci­ais.

FONTE: O Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário