quinta-feira, 31 de março de 2011

Confiança baixa nas polícias

Es­tu­do fei­to pe­lo Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sa Eco­nô­mi­ca Apli­ca­da (Ipea) re­ve­la que o Cen­tro-Oes­te é a re­gi­ão do Pa­ís em que as pes­so­as mais con­fi­am nas po­lí­cias Ci­vil e Mi­li­tar (pa­ra ca­da mil ha­bi­tan­tes, 404 con­fi­am). Mas, ape­sar dis­so, mais da me­ta­de da po­pu­la­ção (58, 65%) ain­da se sen­te in­se­gu­ra fren­te às ins­ti­tu­i­ções. Os da­dos fa­zem par­te da se­gun­da edi­ção do Sis­te­ma de In­di­ca­do­res de Per­cep­ção So­ci­al (Sips) so­bre Segu­ran­ça Pú­bli­ca, di­vul­ga­do on­tem pe­lo Ipea e re­a­li­za­do en­tre os di­as 17 e 31 de maio de 2010.

Ape­nas 4,3% das pes­so­as en­tre­vis­tas na re­gi­ão (ve­ja box) afir­ma­ram du­ran­te a pes­qui­sa que con­fi­am mui­to nas po­lí­cias. Per­cen­tu­al con­si­de­ra­do ain­da mui­to dis­tan­te do ide­al, pois sig­ni­fi­ca que, pra­ti­ca­men­te em ca­da dez pes­so­as, seis não con­fi­am nas po­lí­cias. Mas, ape­sar des­sa des­con­fi­an­ça atin­gir a mai­or par­te da po­pu­la­ção, o es­tu­do mos­tra que, no Cen­tro-Oes­te, a sen­sa­ção de se­gu­ran­ça é re­la­ti­va­men­te al­ta (116 por mil contra 97 por mil da mé­dia na­ci­o­nal).
Mas, se ava­li­a­dos de for­ma in­di­vi­dual, os da­dos re­ve­lam que es­sa sen­sa­ção de in­se­gu­ran­ça é sen­ti­da pe­la mai­or par­te da po­pu­la­ção. Con­for­me a pes­qui­sa, 75% dos in­di­ví­duos na re­gi­ão, on­de o nú­me­ro de ho­micídi­os do­lo­sos es­tá aci­ma da mé­dia (254 por mi­lhão de ha­bi­tan­tes con­tra 224 por mi­lhão da mé­dia ge­ral do pa­ís), ain­da sen­tem me­do de se­rem as­sas­si­na­dos.

O pro­fes­sor de so­ci­o­lo­gia da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias So­ci­ais da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás (UFG) Di­ja­ci Da­vid de Oli­vei­ra ob­ser­va que es­sa sen­sa­ção de se­gu­ran­ça es­tá al­ta por­que a si­tu­a­ção de anos an­te­rio­res na área de se­gu­ran­ça pú­bli­ca era ca­ó­ti­ca. Ele ex­pli­ca que, quan­do me­lho­ras co­me­çam a apa­re­cer, a in­ten­ção, co­mo na pes­qui­sa, é mos­trar que o ce­ná­rio es­tá di­fe­ren­te. Mas, con­for­me res­sal­ta, a ava­li­a­ção “se­gu­ran­ça é re­la­ti­va­men­te al­ta” não sig­ni­fi­ca que é a ide­al. “O ide­al se­ria a po­pu­la­ção sem me­do de ca­mi­nhar nas ru­as.”

Es­sa sen­sa­ção de in­se­gu­ran­ça, con­for­me ex­pli­ca Di­ja­ci, que é vin­cu­la­do ao nú­cleo de pes­qui­sas de vi­o­lên­cia e cri­mi­na­li­da­de da UFG, faz com que as pes­so­as en­cham as re­si­dên­cias de apa­re­lhos de vi­gi­lân­cia, co­mo câ­me­ras e alar­mes, com­prem se­gu­ros e, o que é pi­or, an­dem ar­ma­das. E é es­sa ati­tu­de que po­de ge­rar ain­da mais vi­o­lên­cia, am­pli­an­do o nú­me­ro de ar­mas sem con­tro­le e, se­gun­do o es­pe­cia­lis­ta, ge­ran­do até mes­mo mais su­i­cí­di­os.

Quan­to à fal­ta de con­fi­an­ça nas po­lí­cias, Oli­vei­ra res­sal­ta que as po­lí­cias pre­ci­sam re­al­men­te per­ce­ber que hou­ve me­lho­ra, mas tam­bém per­ce­ber que es­tão lon­ge do ide­al, que se­ria to­da a po­pu­la­ção olhar pa­ra as ins­ti­tu­i­ções sem me­do de ser pre­ju­di­ca­da. Ele sa­li­en­ta que o da­do mos­tra­do na pes­qui­sa é bas­tan­te re­le­van­te, pois, se as pes­so­as não con­fi­am nas po­lí­cias, não fa­zem no­ti­fi­ca­ções dos cri­mes que so­fre­ram. “Is­so não nos dá a cla­re­za do que es­tá acon­te­cen­do. E quan­do se é pla­ne­ja­da a se­gu­ran­ça pa­ra pró­xi­mos anos, as ações não vão aten­der a de­man­da.”

IMA­GEM Oli­vei­ra acre­di­ta que as po­lí­cias têm de mos­trar que as ins­ti­tu­i­ções são pa­ra o ci­da­dão e, pa­ra is­so, pre­ci­sa pri­mei­ro dar re­tor­no ade­qua­do e re­ce­ber me­lhor o ci­da­dão. “Se ele (ci­da­dão) é mal re­ce­bi­do, a ten­dên­cia é não vol­tar”, diz. A pes­qui­sa mos­tra ain­da que a ava­li­a­ção dos aten­di­men­tos po­li­ci­ais no Cen­tro-Oes­te es­tá um pou­co abai­xo da mé­dia do Pa­ís, com cer­ca de 400 usu­á­rios que de­cla­ram apro­var o ser­vi­ço pres­ta­do a ca­da mil que re­al­men­te pre­ci­sa­ram en­trar em con­ta­to com a po­lí­cia ao me­nos uma vez. A re­gi­ão apre­sen­ta gas­to per ca­pi­ta com se­gu­ran­ça pú­bli­ca de R$ 229,36 e o mai­or con­tin­gen­te po­li­ci­al do Pa­ís (pro­por­ci­o­nal­men­te ao ta­ma­nho da po­pu­la­ção).

SEX­TO MAN­DA­MEN­TO
Se a mes­ma pes­qui­sa for apre­sen­ta­da nos pró­xi­mos anos, se­gun­do ava­lia Oli­vei­ra, o re­cor­te da re­gi­ão se­ria “to­tal­men­te di­fe­ren­te”. Is­so por­que, con­for­me diz, a po­pu­la­ção ti­nha a ideia de que a po­lí­cia não era uma ins­ti­tu­i­ção que apre­sen­ta­va gru­po que pro­du­zis­se cri­me. “Ti­nhas al­gu­mas de­nún­cias, mas não ti­nha da­do re­al.” Mas a Ope­ra­ção Sex­to Man­da­men­to, co­or­de­na­da pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral (PF), trou­xe à to­na as sus­pei­tas de que po­li­ci­ais mi­li­ta­res (PMs) es­ta­ri­am en­vol­vi­dos em gru­po de ex­ter­mí­nio em Go­i­ás. “Em uma pró­xi­ma pes­qui­sa, to­do o re­fle­xo des­sa ope­ra­ção se­rá sen­ti­da. Ago­ra, os po­li­ci­ais têm um tra­ba­lho de ten­tar mu­dar ra­di­cal­men­te es­sa ima­gem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário