segunda-feira, 21 de março de 2011

Apartamentos arrombados com cartões

Ladrões estão usando cartões de crédito para abrir portas de apartamentos em Belém e, assim, furtar objetos de valor do interior dos imóveis. O alerta é do presidente do Sindicato dos Condomínios no Estado do Pará (Sindcon), José Nazareno Nogueira Lima. O advogado diz que, em se tratando de furto, crime praticado sem uso de violência, a modalidade acima é a que está sendo mais empregada atualmente na capital.

Ele explica que há duas modalidades criminosas cometidas contra os moradores de condomínios. Uma delas é o furto praticado por bandidos do Pará ou de outros Estados, especializados nesse tipo de delito. Esses ladrões, no entanto, não entram em todos os apartamentos, mas somente naqueles onde, após um levantamento prévio, sabem que encontrarão dinheiro e joias. 

Mas o que se tem percebido, nos últimos anos, é a ação de ladrões que não fazem parte de quadrilhas organizadas, mas que se aproveitam da fragilidade da segurança dos condomínios. E, neste último caso, e entre outros fatores, também contribui para a prática do furto a distração dos funcionários da portaria.

Mesmo que eles façam cursos de segurança patrimonial, acabam, em alguns momentos, criando condições para que os larápios entrem nos apartamentos. 

Um outro aspecto apontado por Nazareno Nogueira, é que certos moradores são avessos às normas adotadas pelos condomínios. Esses moradores, diz o presidente do Sindcon, querem chegar em seus condomínios e já encontrar o portão aberto. Eles não gostam de usar o controle remoto para acionar a abertura do portão da garagem, por exemplo, embora esse seja um item a mais para sua própria segurança e a de sua família.

FONTE: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário