terça-feira, 5 de abril de 2011

Bandidos roubam delegacia

A audácia dos bandidos não tem limites. Reaberta final do ano passado, após longo tempo inativa, obrigando a população local a viajar mais de 20 quilômetros para ir buscar ajuda, quando necessário, na delegacia de Polícia de Santa Isabel do Pará, a delegacia de Americano, distrito isabelense, foi arrombada no ultimo final de semana.

Os bandidos entraram pelo entrada de ar-condicionado ou pela janela que fica na parte de trás do prédio. Eles levaram o sistema de radiofonia da Polícia Civil, o colete e o distintivo da delegada Maria Amélia Viana e o aparelho telefônico, este, logo substituído pela comunidade daquela vila, produtora de farinha de tapioca.

Para a delegada Maria Amélia, que levou um susto na manhã de ontem, quando abriu a porta da delegacia e percebeu que ela tinha sido "visitada", a ação criminosa "foi para tentar nos intimidar". Ela disse que durante esse pouco tempo à frente da delegacia, já recebeu telefonemas de pessoas ameaçando botar fogo no prédio. "Essas ameaças vêm de uma turma de bandidos que comanda a bandidagem aqui em Americano, e que não quer ver a polícia por perto. Gente que tem relação, de parentesco ou criminal com detentos do complexo penitenciário de Americano", afirmou Maria Amélia.

Enquanto isso, a população de Americano, formada por cerca de 15 mil pessoas, diz que vive assombrada com o alto índice de assaltos e arrombamentos na vila e com o tráfico de drogas. Não tem final de semana em que moradores não sejam vítimas dos bandidos, dizem alguns deles, que não querem ser identificados. "Foi até bom arrombarem a delegacia, prá mostrar a atual situação de insegurança aqui em Americano. Vamos ver se agora as autoridades vão se mexer", afirmou uma indignada moradora.

Não é segredo que uma parcela dos moradores de Americano tem algum tipo de relacionamento com detentos que cumprem pena no complexo penitenciário, onde quase quatro mil presos superlotam a maior cadeia pública do Norte brasileiro. Assim como todos sabem que muitos presos que cumprem pena em regime semi-aberto, na Colônia Agrícola "Heleno Fragoso", saem durante a noite para fazer farra, participar de festas e arrombar ou assaltar de arma nas mãos.

Morador da vila e responsável pela reabertura da delegacia, no governo de Ana Julia Carepa, o vice-prefeito de Santa Isabel, Cosme Keko Zacarias, do PT, disse que a Polícia Civil só está presente em Americano de segunda a terças, e desaparece aos finais de semana, que é quando ocorre a maioria dos crimes contra a população. "Mais do que nunca é urgente que a nossa comunidade tenha polícia 24 horas e todos os dias da semana", afirma Keko. Apenas três policiais militares dão plantão na vila.

FONTE: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário